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segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Roubaram sua idéia no trabalho? Negocie, mas não baixe a guarda

Se reclamar tá na rua!
Foto: min_813



Uma matéria da Revista Exame  O que fazer quando alguém rouba sua ideia no trabalho? apareceu também no jornal da TV Globo como sendo dica de carreira.

Meu comentário

Cadê a consciência?

Eu já não tinha gostado do teor da matéria. Fico decepcionado quando vejo gastarem fortunas para mandarem as pessoas calarem a boca e não reclamarem das más condições de trabalho, ou pior, para terem medo de enfrentar a desonestidade.

Assistir ao vivo um sujeito com cara de deboche dizendo praticamente que você é quem deve calar a boca senão você é quem vai ser prejudicado, lembrou algumas cenas que presenciei e outras que ocorreram comigo.

Eu não protejo sem-vergonha.
Sem vergonha é sem-vergonha, seja corporativo ou não.

Quem foi que pagou essa gente para falar isto e com qual intenção?

Vou discordar especiamente da postura "engula o sapo senão perde seu emprego".

Já passei várias situações assim, algumas foram solucionadas, outras não.


Com toda certeza, verifique o que houve. Se alguém realmente roubou sua idéia, não estamos falando de falta escrúpulos. Quem rouba é ladrão. Quem protege ladrão também é ladrão.

É necessário consciência de ambos os lados. Não se trata de ser politicamente correto, mas de não incentivar atitudes que certamente vão repercutir negativamente e para pior logo adiante.

O funcionário que rouba uma idéia, para alguns é um modelo desejado de "competidor". Mas é justamente este tipo de gente que logo adiante vai tirar o corpo fora quando algo acontecer de errado na empresa, ou vai causar um enorme prejuízo, ou vai roubar a própria empresa. Enfim, o sujeito está mostrando que não é de confiança.

Claro que você trabalha e precisa do seu emprego. Mas isto não significa que uma pessoa precise ser capacho de outra.

Se você tiver uma bagagem profissional de credibilidade e seriedade, isto conta a seu favor.

Se você tem um relacionamento sincero com seu chefe, converse com ele, mas as vezes eles também estão de mãos atadas.

Se a postura da empresa, como citado (no exemplo, pessoas demitidas porque foram numa "Ouvidoria Falcatrua"), for de quebrar com quem reclama, você já sabe que tipo de lugar está.

Não brigue, mas deixe claro sua posição, busque outro emprego assim que possível pois será certa a repetição.

Sobre trabalhar no projeto, isto deve ter servido para você aprender a cuidar do que fala e com quem fala.
É por isto que publico todo e qualquer artigo que faço. Um resumo de numerologia que publiquei em 2002, virou "entrevista" de outra pessoa num jornal. Eu devia ter brigado mais, pois além de me roubar descaradamente, a pessoa que não sabe responder a nenhuma pergunta direta sobre o assunto como publicado, tem a cara de pau de se achar a dona de tudo e dizer para os outros que eu (que fui roubado) não sou de confiança (acreditem, tem gente assim...).

Já fiz desenvolvimento para chegar no dia da apresentação, descobrir que outro sujeito que nunca participou, levou os créditos e foi promovido. O diretor sabia que ele não tinha feito nada e todos colegas da empresa sabiam e comentaram.O clima na empresa toda piorou muito e a direção teve que amargar com o prejuízo da sua insensatez.

Uma empresa séria deve cuidar dos seus bons colaboradores ao invés de publicar ameaças.

Eu disse publicar? Sim, pois este é o tipo de matéria que é veinculada com a clara intenção de dizer para as pessoas aceitarem ser roubadas por algum imbecil que só consegue algo na vida roubando os outros.

Precisamos elevar o nível de consciêncida das empresas. Quando falam em gestão verde, em empresas sociais, é necessário lembrar que dentro de toda natureza existem as ervas daninhas, os predadores. Mas na natureza, um predador é conhecido como isto. Um lobo é um lobo e todos sabem o que ele faz. Ninguém diz que o lobo é uma ovelha e puxa seu saco.

E lembrem que as pessoas não são bicho!!! Citar exemplos da natureza tem a finalidade de mostrar alguns princípios observados nos degraus mais básicos. Os seres humanos fazem parte de toda natureza com certeza, mas um salafrário, apesar de parecer com uma erva daninha, ou um animal qualquer ladrão de galinhas, deve ser tratado como uma pessoa e assumir o que faz. Se fosse no galinheiro, teria uma armadilha. Na plantação a enxada faria o serviço.

Mas pessoas ainda tem a possibilidade de melhorar, o que em hipótese alguma significa baixar a cabeça e deixar que façam qualquer coisa. Quem tem de melhorar são ELES. Você precisa aprender a negociar e deixar de ser prejudicado nestas situações.


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sábado, 10 de dezembro de 2011

Compromisso

Faço da traição, inspiração.
Da desilusão, clareza.
Ds falta de respeito, certeza.
Podem me derrubar mas não vou dobrar os joelhos.
Poder bruto qualquer um tem
Só tenho tenho medo de esquecer o que é verdadeiro.
Se eu permitir corro risco de também
tornar-me uma poça de lama, secando
agonizante, ao lado do rio que corre
rumo ao oceano infinito. da vida.
Coragem é também teimosia, na direção certa, ok?

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Valorização do Trabalho Humano Aumenta a Satisfação

Estava relendo um site, "Japan for Dummies" escrito por ocidentais, sobre algumas diferenças culturais vistas no Japão. A intenção do site é mostrar de forma bem humorada, o quão estranho algumas coisas que são muito mais civilizadas podem parecer para as pessoas deste lado do planeta.

Este povo tem tradições culturais e sociais milenares. Seus costumes vêm desde o berço, fazendo parte de seus ensinamentos e modo de vida diário.

Meu propósito aqui é de valorizar aspectos que considero extremamente cultos, evoluídos e que demonstram muito bem o que significa pensar em coletividade, fazer parte de uma sociedade e de valorizar as pessoas.

Destaco primeiro este aqui, que achei bem interessante, e que deveria ser pensado, ponderado, analisado e meditado por muitos dirigentes de empresas, que "acham" que sua emrpesa vale alguma coisa.

Estou me referindo sobre dar valor as pessoas e lembrar que todos fazem parte de uma grande corrente. Todos os seres estão interligados.

O texto marcado a seguir é uma tradução do original:

Fonte: Japan for Dummies



"Muitos postos de trabalho no Japão só parecem existir devido a algum esquema de criação de empregos concebido pelo governo ou alguma zelosa empresa  - eles aparecem totalmente supérfluos para um ocidental.
O trabalho destas meninas no  estande de informações com os chapéus elegantes pertence a essa categoria.
Quando um trabalho é maçante demais para uma única pessoa a fazer, as empresas japonesas contratam duas pessoas. Pelo menos elas podem falar entre si.
Para fazer com que os funcionários pareçam mais importantes, a eles geralmente é dado algum uniforme. 


Notas: 

Achei isto muito interessante.

Veja o exemplo das recepcionistas.

É comum por aqui, a pessoa chegar à recepção de uma empresa e o pessoal da recepção estar superlotado de tarefas. Acumulam a tarefa da recepção, serviços diversos de secretaria, recepção de documentos, telefonista, fazer serviços que seriam competência de outros departamentos (que também com certeza estão saturados), enfim, fazem de tudo e quando sobrar algum tempo, finalmente atendem os que chegaram (que ficam esperando).

É assim que as empresas atendem seus visitantes?

Chega a parecer fila de banco lotado em época de pagamento. Além da imagem estressada que passam, a empresa perde pontos logo de cara por muitos quesitos.

Pior ainda, é se você, além de perder tempo pela má administração, é ter que ouvir de um diretor/gerente mal-educado de uma empresa que pagou por (mais) um fajuto ISO-qualquer coisa que está atrasado ao chegar à sala dele, exclusivamente por causa da recepção.

Na maioria das empresas recepcionistas tendem a conhecer a maior parte dos colegas. Portanto, vão ser reflexo do ambiente interno de trabalho. São eles que representam a empresa antes de tudo. Então pense por favor, não adianta apenas tirar estas atividades que não tem nada a ver com a recepção, se eles sabem (e sentem-se penalizados) que nos demais departamentos a coisa não é bem assim.

E mais engraçado, é ver depois estas empresas gastarem muito mais dinheiro em propaganda para mostrar uma "boa imagem" da empresa. Não adianta a empresa ter um prédio bonito se logo de cara mostra uma imagem negativa.

Junto com os demais funcionários, o pessoal de recepção deve ser dos que melhor representam a empresa. Não adianta dar ordens para "forçar sorriso" ou decorar respostas mecânicas. São pessoas tão importantes quanto às demais. Satisfação verdadeira é algo que não se compra, é algo que se constrói e se mantém no dia a dia.

São estas coisas que representam ter "consciência" de si e dos demais. Quando falo de meditação nas empresas, esta começa por simples momentos para contemplar, pensar, refletir, estudar coisas novas.

Sobrecarga de tarefas significa perda de rendimento e qualidade. Gera prejuízo. E quando o funcionário se esgota, tem empresas que o descartam por outro que "ainda" tenha forças. Perdem todo treinamento e conhecimento do negócio com isto. Dinheiro e pessoas no lixo.

O outro exemplo que o pessoal do site apresentou:

Um dos trabalhos mais engraçado que encontramos (para o autor) foi o cara do "Cuidado, atenção" que você encontra em locais de construção. Você vê pelo menos duas dessas pessoas montando guarda em locais de construção, mesmo minúsculas, acenando com brilhantes, lanternas  para pedestres terem cuidado e não e não tropeçar."


São os funcionários que auxiliam quem passa pelas construções. Mais do que fornecer emprego, isto é preocupação com a segurança, qualidade de vida das demais pessoas. E é uma mostra de cidadania.

É comum por aqui, que as construções invadam as calçadas e até a rua, sem se importar com o que possa ocorrer com pedestres e veículos. Se sua empresa causa o estorvo, é a sua empresa e não os demais quem deve assumir a responsabilidade e prevenir problemas.

Pelo que vemos diariamente, a maioria destas empresas nunca parou para pensar realmente na quantidade de pessoas e veículos que passam por ali. Quantas são clientes em potencial? Quantas vão lembrar do transtorno que virem uma propaganda desta empresa? Seja quantos forem, com certeza vão comentar com outras pessoas, sobre o transtorno causado pela sua empresa. Lembre que custa muito mais e dá muito mais trabalho recuperar uma imagem de insatisfação do que gerar uma realmente positiva.

Ter consciência na empresa é para todos. Começa pela parte mais alta. Mas isto só acontece quando as lideranças fazem esta busca por primeiro. Não adianta muito, fazer uma palestra ou alguma atividade com os funcionários se as lideranças não fizerem isto primeiro. Não adianta os proprietários/presidente mandarem seus diretores/gerentes/funcionários fazerem isto e aquilo, se eles mesmos não estiverem compromissados ou não acreditam no que fazem?

O comprometimento com o que se faz deve ser para todos.

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O próximo é um exemplo para as empresas que pensam que tamanho é alguma coisa:

Fonte: Japan for Dummies

Neste esquema de criação de emprego, um cortador de grama elétrico foi substituído por vinte jardineiros humanos. Altamente qualificados, sem dúvida. (comentário do autor)


No ocidente teríamos  dezenove pessoas desempregadas. E apenas uma trabalhando sobrecarregada e insatisfeita.
Além de prestigiar o trabalho especializado, a empresa que contratou o serviço, tem mais dezenove FAMÍLIAS que poderão falar melhor de seus empregadores.

As empresas precisam de pessoas, tanto funcionários, quanto clientes, quanto observadores. Cada vez que a empresa perde ou dispensa alguém nestes grupos, estará perdendo muitos outros (familiares, amigos, conhecidos).

Cada máquina que substitui seres humanos, faz com que a empresa perca diretamente, para cada funcionário dispensado, muitos mais clientes. Claro que automação é boa para várias coisas, mas exageros tem prejudicado toda economia. De que adianta ter uma fábrica bonitinha automatizada sem clientes? E suas familias e amigos que perderam o emprego justamente por causa disto?

Administração míope é aquela que destrói sua própria base, que só pensa em "reduzir custos" ao invés de focalizar em aumentar sua produtividade.
Sai muito mais barato ter uma equipe satisfeita do que pagar uma fortuna em propaganda de "imagem" (muitas vezes falsa). 

Empresas são organismos sociais. Empresas são como seres vivos e não podem se isolar do ambiente.

Uma empresa é muito parecida com uma árvore. Ela pode ser grande, mas estar isolada no campo. Ou estar em meio a uma grande floresta, com todos recursos naturais em harmonia. Em qual destes locais os pássaros vão procurar abrigo seguro? Qual gera mais resultados, ser equilibrado e tende a ser autosustentável?

É fácil ser uma empresa grande. Difícil é ser uma Grande Empresa.

P+