The Dark Night of the Soul Art by Michael C Hayes - USA |
Pergunta comum entre os praticantes, dos mais novatos até os mais avançados:
"Vocês já sofreram com um vazio existencial no ramo do ocultismo e da magia, onde não veem mais sentido em meditar, fazer rituais e praticar a espiritualidade? Como saíram disso?"
Existem realmente épocas em que o estudante pode sentir-se desanimado, sem interesse, etc. por várias razões.
E poderá ocorrer da sua vida pessoal em todas áreas, emocional, mental e financeira virar um verdadeiro inferno com todo tipo de problemas se acumulando e nada parece ter sentido. Certamente não falo de ataques de magia, mas de algo que realmente poderá ser tão grande que todas áreas de sua vida parecem ter sido afetadas e nada funciona.
É normal e se for mesmo o caminho da pessoa, isso vai passar.
Vamos começar pela parte mais simples.
A primeira razão é o simples alternar de energia que sentimos até ao longo de um único dia.
No andamento normal, todos nós temos altos e baixos ao longo da nossa vida, temos ciclos de humor, sendo alguns de umas horas ou até dias.
Quando estamos com nossa energia elevada, estamos mais dispostos e entusiasmados.
Mas ocorrem momentos que podem nos afetar mais, seja pela carga de trabalho no seu emprego, algum conflito pessoal, uma mudança hormonal como o ciclo feminino, etc.
Quando nossa energia está baixa seja por qualquer motivo, as vezes é apenas preciso contar com uma estratégia ensinada desde os mais remotos tempos que é a disciplina.
Ter uma disciplina para o estudante do ocultismo e espiritualidade é necessário para assegurar um certo ritmo e constância nas suas práticas tanto quanto para qualquer um que pretenda melhorar em qualquer atividade da vida, seja um universitário, um atleta, um lavrador, etc.
A disciplina é o aspecto mecânico, como uma máquina colocada em movimento que continua a andar e nos empurrar para frente.
Quando estamos com alta energia, executamos a disciplina tranquilamente pois já estamos energizados.
Porém, quando nossa energia está baixa, a disciplina por si só vai ajudar pois ao tornar-se um hábito, ela nos empurra a fazer a prática mesmo que não estejamos muito dispostos.
É o caso típico quando temos preguiça de levantar de manhã cedo porque está mais frio, ou seu time preferido perdeu a partida, ou teve uma discussão no trabalho ou qualquer outra razão até bem mundana. São as várias distrações que ocorrem e são um dos primeiros desafios que o estudante precisa aprender a dominar que é não ser dominado pelos seus baixos instintos e emoções.
Como resultado, ao realizar a prática a pessoa aumenta de novo sua energia e com isto supera-se aquela fase até no mesmo dia conforme o caso.
Com o tempo, isto vai fortalecer o domínio dos corpos baixos e também a força de vontade do indivíduo que aprende a reconhecer prioridades em sua vida e quando algo é de maior importância ou não.
Já uma segunda razão é pelo próprio resultado do trabalho que está sendo realizado.
Mesmo com uma disciplina sólida, o estudante depara-se com este vazio.
A pessoa pratica já de forma mecânica, por causa da disciplina, mas não percebe mais nada no caminho. Só enxerga um vazio.
Literalmente por maior que seja seu aprendizado, mesmo que esteja tendo ótimos resultados nas suas práticas, ocorrem momentos em que nos perguntamos “para que tudo isto? ”
A disciplina continua a tentar nos empurrar para frente, mas nada daquilo faz sentido. Temos conhecimento adquirido, mas mesmo este é questionado quanto ao seu propósito.
Então chegamos a pontos em que é necessário realmente apenas parar, descansar corpo e espírito.
É normal até ocorrer um período de certo conflito pois cobramos de nós mesmos por que gastamos tanto tempo e recursos até então.
As vezes a sensação é de que literalmente pensamos que “chega disto! ”
Digamos então que é o momento para umas “férias espirituais”.
As vezes também são as pequenas ou grandes encruzilhadas no caminho que muitas vezes nem são percebidas como o momento de fazer uma escolha.
Daí a necessidade de fazer uma parada, descansar e até deixar o assunto de lado.
Porém isso vai ter seu tempo também. Mesmo sem nada fazer, a planta continua a crescer, a semente brota na terra, o rio continua correndo.
E quando for a hora, se este for seu caminho, algo acontece e rapidamente nos vemos chamados de novo a continuar na caminhada.
As vezes já seguindo noutra direção, por isso citei que as vezes são encruzilhadas, momentos de alguma mudança de caminho.
Porém isso não quer dizer que a pessoa vá se afastar da linha que estava praticando. Apenas vai perceber que tem outras maneiras de continuar naquele trabalho. Ou novas metas, novas idéias.
A área ocultista é extremamente vasta, ninguém consegue aprender tudo numa vida. E descobrimos novos aspectos, novas maneiras de lidar, outros estudos que antes não conhecíamos.
E a motivação ressurge renovada.
É um período que varia muito de uma pessoa para outra e também de acordo com cada situação. Podem ser uns poucos dias ou até anos. Mas se realmente for seu caminho, a energia que está seguindo vai de alguma forma voltar a te chamar.
Em terceiro, uma situação que tem a ver com os limites que a pessoa quer alcançar na vida, os limites que sua própria evolução de tantas encarnações lhe permite ou apenas, os limites que seu próprio desejo de crescer lhe impõe, que é a falta de uma vontade maior ou até acomodação.
Seja como for, a pessoa chegou no seu limite de evolução nesta vida.
Eu tenho minha opinião pessoal sobre reencarnação então creio que teremos muitas vidas, aprendendo um pouco mais a cada vez.
Para algumas pessoas, o interesse pelo oculto é uma fase.
Em geral são as pessoas que até tem uma certa curiosidade mística, acendem um incenso de vez em quando, colocam uns cristais para enfeitar a sala, leem alguns livros de alguns autores mais conhecidos, fazem alguma aula de Yoga ou uma meditação eventual, mas ainda assim algumas coisas já levarão para suas vidas. Pelo menos reconhecem que existe algo maior.
Para outras pessoas, estas fases podem ser até um pouco mais longas e ter diversos degraus de aprendizado um pouco mais formais até que a pessoa tem sua curiosidade satisfeita e apesar de que os bons aprendizados poderão ser utilizados doravante por toda vida, sem um interesse por uma evolução maior.
Alguém comentou sobre isso nos anos 90 e tenho que reconhecer que muitos destes, apenas buscam um equilíbrio na sua vida pessoal. Assim, participam de atividades e grupos de estudos até que consigam um casamento ou uma certa estabilidade na sua profissão.
Mas no geral, apenas estão buscando o mínimo da vida mundana, uma casa, família, uma linha de trabalho e até uma renda para sua velhice.
Outras pessoas poderão atingir um determinado degrau de aprendizado e se especializar nele sem interesse em ir mais além.
Poderão ser bons professores de Yoga, sacerdotes de alguma religião, ter alguma capacidade em magia, Reiki, PNL ou alguma outra área. Serão bons profissionais, mas com um desenvolvimento espiritual limitado apesar de ainda serem muito capacitados a ajudar tantos outros que nem isso fizeram.
Existem ótimos praticantes nas diversas áreas que são um perfeito exemplo disto, mesmo com trabalhos muito sólidos, eles chegaram no seu limite e apenas estão adicionando mais e mais detalhes sobre a mesma coisa.
Por favor, entenda que eu faço questão de afirmar que tantos destes são ótimos praticantes, fizeram um trabalho muito sólido e vão ajudar demais as pessoas, famílias e empresas com seu aprendizado pois mesmo tendo feito alguns passos à frente, estarão milhões de quilômetros à frente de tantos outros que precisam aprender e serão bons guias para estas pessoas.
E todos vão sofrer destas fases de vida quando as coisas deixam de fazer sentido e precisarão uma necessária parada, para descanso ou autoquestionamento.
E sim, tenho clientes entre tantos destes. Sejam terapeutas, sacerdotes de religião, magistas. Mas cada um terá seu próprio estágio no caminho.
Assim, para todos os níveis de aprendizado, realmente será necessária uma disciplina.
Tantas vezes poderemos ter momentos de desânimo e a disciplina vai nos ajudar a superar isto.
Noutros momentos serão nossas escolhas e desejo de ir mais além que limitarão o quanto mais queremos ir além.
Não são todos que querem alcançar as estrelas.
E muito menos nem todos querem se arriscar a escalar montanhas com o risco da própria vida.
Aliás, muitos não se arriscam nem a caminhar do outro lado da rua por medo se perder no caminho até a padaria. Risos....
Mas todos terão seu momento, suas escolhas.
E por último, um outro aspecto, que tantas vezes vejo ser citado, mas poucos sabem do que realmente se trata:
A Noite Escura da Alma.
Por muito tempo estou devendo aos leitores comentar mais a respeito.
Isto precisa um outro artigo a respeito, por favor me solicitem, tenho mais o que falar. Mas vamos aos básicos.
Muitos praticantes dos estudos espiritualistas e do ocultismo confundem fases difíceis na sua vida espiritual, como este vazio existencial citado ao início, até a depressão e problemas pessoais extremos com o que é chamado de “Noite Escura da Alma”.
Os estudantes das artes do ocultismo e da espiritualidade vão ter várias vezes estes momentos quando serão desafiados a atravessar a mais negra das trevas.
Lamento dizer para os que estão iniciando, em geral vocês vão demorar muito até chegar a isto, mas não será apenas uma vez. Porém quando chegar não temam se a sua fé for verdadeira.
"A ampla maioria dos praticantes do ocultismo e espiritualidade na verdade jamais vai enfrentar um verdadeiro momento destes. Serão apenas momentos terríveis na vida. Mas nem sempre a "Noite Escura da Alma."
Na prática eu observo que 99% das pessoas que praticam ocultismo ou espiritualidade avançada nunca vão ter um momento destes.
Vamos diferenciar, teremos vários momentos muito difícies na vida, pois somos humanos, também pelo aprendizado e descobrir novos níveis poderemos ter uma "Noite Escura da Alma".
Porém existe também algo mais extremo, a "Grande Noite Escura da Alma". Essa maior, é para poucos e, só ocorre para os níveis mais altos e arriscados das iniciações, para aqueles que já fizeram pela vida toda uma caminhada muito sólida.
Basicamente ocorre em grandes transições de nível de aprendizado, quando avançamos de um ponto mais sólido precisando atravessar o que parece um imenso vazio até o próximo ponto.
Assim, para quem chegar até ali na jornada é preciso atravessar as trevas maiores relativas àquele nível.
E quando ocorre, a vida da pessoa desaba em todas áreas imagináveis.
Isto certamente também tem seus níveis de ocorrência. Repito, pode ocorrer apenas em certos pontos. Alguém pode avançar muitos níveis chegando até bem alto antes de se deparar com isto pois tudo depende de seu preparo anterior, ter feito as necessárias limpezas na sua vida, o que inclui até terapias para se libertar de aspectos antigos.
Por isso que insistimos tanto principalmente para os iniciantes e estudantes dos níveis menores, que façam de tudo para harmonizar primeiro sua vida pessoal, ter sua profissão e uma base financeira mais sólida, solucionar problemas psicológicos, emocionais e familiares pois tudo isso vai aparecer depois coo um enorme problema a ser resolvido.
Podemos observar pela Árvore da Vida da Cabala. Seria um exemplo, mas obviamente é apenas um exemplo pois existem vários sistemas para demonstrar as áreas espirituais.
Assim, neste esquema, a cada vez que a pessoa faz a travessia entre uma Sephirot e outra, cada uma dessas esferas isto poderá ocorrer. Ou poderá ocorrer apenas num nível mais alto.
Certamente repito, não é algo obrigatório a cada nível, mas poderá ocorrer nalgum momento pelo caminho e será um desafio pessoal a ser enfrentado. A probabilidade de ocorrência certamente é maior a cada degrau atingido.
Certamente para os que estiverem em nível de Adepto e acima a probabilidade é sempre maior quando saírem do nível confortável do aprendizado clássico, que é apenas uma escola que oportuniza irem explorar verdadeiramente o grande e imenso não explicado maior que não consta dos textos sagrados.
Nestes momentos todo seu aprendizado será colocado em questão.
É mais do que um desânimo ou descrédito pelo aprendizado.
Será uma absoluta falta de resultados nas suas práticas em todas áreas. Ou uma insatisfação extrema por tudo indo até considerarem falsos todos resultados que tenham obtido. Daí que muitos neste ponto até abandonam seus caminhos, se convertem para alguma religião tradicional e buscam um ponto sólido novamente e dificilmente vão retornar ao caminho nessa encarnação. Exemplos de nomes muito conhecidos, por exemplo, de magistas já consagrados se convertendo ao cristianismo ortodoxo não faltam.
A pessoa sente a possibilidade do sentimento de fracasso absoluto não importa o que faça.
É perceber que tudo que fez não tem sentido, nenhum estudo ou prática lhe ajuda. A vida da pessoa literalmente desaba espiritualmente e assim, nada mais faz sentido em qualquer área da vida.
Você só vai ter a fé para lhe suportar.
E até sua fé será amplamente questionada por você mesmo.
Conheço praticantes que avançaram vários graus neste esquema da Árvore da Vida até altas iniciações e nunca passaram pela Noite Escura da Alma.
Isso teve algum motivo.
Mas quando e se ocorrer, e aconteceu para tantos deles, seja em qual degrau ocorrer, a pessoa vai questionar até a sua fé.
E quanto mais alto a pessoa tenha chegado, maior o sentimento negativo, o desespero por ter trabalhado tanto sem sentido algum pois nada do que fez terá ainda uma justificativa.
E a pessoa percebe que tudo que fez não teve um porquê. Ou que não teve motivo válido.
E daí que que nesta etapa vemos ocorrer o suicídio ou se entregar à loucura como sendo algo comum. Ou até se render ao fracasso e retornar ao mais comum da vida para degraus menores, adotando outra fé, religião e até mesmo o ateísmo negando tudo. Estes chegaram apenas às portas das trevas e fugiram correndo pulando para trás. É por isso que vemos tantos buscarem uma igreja, uma religião de matr4iz afro, hinduismo, alguma coisa mais segura para suas vidas pois literalmente fogem amedrontados.
E aí é que vemos tantos já considerados grandes iniciados fazerem mudanças de caminhos, conversões enormes para outras práticas mais confortáveis e tradicionais que apenas lhe levaram muitos passos para trás onde estarão seguros novamente.
É aí que vemos tantos fazerem mudanças abruptas indo para áreas tradicionais, largam tudo e vão para uma igreja, uma religião, algo mais tradicional e onde estarão protegidos novamente.
Isto não quer dizer que tenham fracassado ou sejam covardes. Apenas a prova apresentada lhes mostrou seu limite nesta vida.
Como citei acima, as pessoas terão sua evolução na vida e nem todos conseguirão ir além. Mas o aprendizado que tiveram tentando ir além lhes será útil e se tiverem sabedoria vão reconhecer e admitir isso, o quanto não foram capazes de ir além.
Realmente são provas extremas. Os que tiverem sabedoria para admitir que fracassaram, ainda assim poderão ajudar a muitos se tiverem humildade para ensinar outros até o ponto que chegaram pois certamente já é um enorme trabalho realizado.
A cada vez que ocorrer, a “Noite Escura da Alma” será uma provação final para aquele nível de aprendizado.
E para repetir, a mais terrível das provações é reservada apenas para os Grandes Adeptos, os Mestres maiores que façam algo como "A Travessia do Abismo" ou tentar chegar na "Cidade das Pirâmides" citada por Aleister Crowley e, poderá ser algo como Jesus Cristo nos 40 dias no deserto ou Buddha nas provações finais. Mas cada um terá sua própria provação.
Mas no geral, quando ocorre uma "Noite Escura da Alma", é quando até o próprio Diabo mundano, e as vezes até Satã, que é a soma de todas energias negativas do mundo aparece na sua frente debochando e rindo de você e lhe fazendo suas ofertas para te livrar do sofrimento e você não terá força alguma senão o silêncio.
Nesse momento você não tem mais nada que lhe segure. Apenas sua fé.
Eu passei por essa várias etapas, as muitas versões do que isso pode ser e estou aqui podendo compartilhar. Não foi fácil mas certamente valeu a pena!
Assim...
Tenha fé no seu caminho.
Estude para seus ideais.
Persista.
O aprendizado ocultista e espiritualista não é para todos.
Mas sempre será de aprendizado quando suas intenções forem sinceras.
E sempre vão te levar a melhores momentos.
P+
26/06/2019
Leia também:
.'.
Consultas e atividades com Gilberto Strapazon
Consultas e Trabalhos em Magia - Portuguese text
Readings and Magic Works - English text
.'.
Sem comentários:
Enviar um comentário