Fresh Air Foto: Ben Heine |
Sonho Essencial
Sonhar é essencial no caminho.
No caminho dos sonhos é essencial despertar.
Para despertar é necessário sonhar que se está desperto.
Para despertar é essencial o caminho.
Para achar o caminho é preciso a essência.
Para chegar à essência é necessário o reflexo.
Para ver o reflexo é necessário o outro.
Para chegar ao outro é necessário sonhar junto.
Gilberto Prabuddha19/11/1999
Seja o que for que se faça, acredito que seja pelo coração.
O mestre de Carlos Castañeda, o índio Don Juan falava em seguir o caminho com coração.
Daí que em tudo que faço, pergunto ao coração e ele me responde.
É daí que vêm minha motivação.
É por aí que eu sigo.
É por aí que eu trabalho.
Poderia talvez dizer que é por esta porta que as coisas se passam para mim.
Quando existe um fluir, como um riacho de montanha, como a chuva fresca que cai livre, existe um fluir de sensações que resultam em ação.
Por exemplo, escrever. Apesar de ter uma certa facilidade em escrever, é necessário ter o porque.
O poema do início foi por causa de uma mensagem que recebi. Acho mais simpática a figura da carta de papel. Aliás, eu gosto de cartas, quem sabe perfumadas, mas sempre com a energia do remetente.
E porque isto, a carta? É que eu trabalho me extendendo de várias formas, em vários níveis de percepção, a partir de uma técnica semelhante a psicometria, que é a percepção da memória nos objetos, misturada com algumas outras técnicas que fui aprendendo e praticando. É mais ou menos como ler as impressões deixadas por alguém em algum objeto. Então, numa carta, além das palavras, eu tenho um tipo de contato de pele, que me fala sobre como é a pessoa.
Certa vez estava conversando com um amigo sobre um sabre que uso. Apesar de vir do outro lado do mundo e, ser um modelo feito para comércio, estava registrado na lâmina o trabalho pessoal do artesão e vi que a pessoa que faz aquilo também é um verdadeiro mestre armeiro, que como todos nós, também precisa fazer coisas um pouco mais comerciais. Encantador. Talvez um dia possa descobrir esta pessoa, sentar ao lado dele e cantar poemas dos antigos guerreiros enquanto ele martela a lâmina. Se você assistiu Highlander vai ver que o mestre ferreiro entoava canções de poder. Por isso também aprendi que a poesia é mágica. Por isso acho que a magia está no coração.
Talvez seja essa magia que faça com que eu costume escrever textos meio grandes. É que neste processo de fluir eu também aprendo, pois é tudo novo para mim.
As palestras que faço também são assim. Eu tenho o assunto, e às vezes alguma anotação sobre algo que acho importante falar e na hora eu olho para algo em branco e deixo que venha, lá de dentro, onde estão as estrelas.
.'.
Gilberto Prabuddha
19/11/1999
Sem comentários:
Enviar um comentário