É um passo fácil de se anunciar, mas difícil de se manter.
Mas o que dizer a quem olhando a frente e encarando os perigos e dificuldades da difícil senda esotérica decide mesmo assim continuar?
Bem, sendo o caso, achei oportuno.
Congratulei a nova Ordem pela coragem de empreender tal caminhada.
As ordens iniciáticas, muitas vezes originam-se de fraternidades que buscam um objetivo em comum, tendo estabelecido um acordo ritual ou pacto entre seus membros.
Naquele caso, o grupo em sua maioria era composto de jovens da ordem Demolay (filhos de maçons) e da Ordem RosaCruz. Então eles tinham uma idéia sobre o que estariam fazendo.
Certamente era mais um grupo para estudo e crescimento mútuo.
E para ficar bem claro, tem algumas "confrarias" tem até um funcionamento semelhante e não visam apenas prazeres ou atividades mundanas.
Mesmo que as ordens tradicionais geralmente sejam estabelecidas a partir de grupos de Mestres ou equivalente nível de preparo, e que se rúunem em comunhão de alguma causa em comum, creio ser possível, com coragem, lealdade, determinação e um sincero amor pela sabedoria e pelos demais membros, iniciar um grupo de trabalho para empreender a jornada a que se proporem.
Eu poderia citar como exemplo, o livro O Senhor dos Anéis, em que forma-se uma ordem (A Sociedade do Anel), em que seus membros não são mestres, mas discípulos e até neófitos numa busca que é muito mais espiritual que qualquer outra coisa. O grupo contava com o acompanhamento e monitoração de grandes mestres, e fica claro ao longo do livro, que estes por sua vez, formavam um outra ordem, encarregada de proteger os grupos menores.
Evitemos confundir com grupos formados a partir de um Mestre ou Sacerdote, que trabalham na caminhada espiritual, incluindo religiões e seitas e muitos grupos de magistas.
É necessário ter claro que os passos sejam claros e definidos, as regras internas aplicadas incondicionalmente sem favorecimentos deste ou daquele, a autorregulação e vigílias constantes para proteger seus conhecimentos, principalmente, contra os erros internos.
Por isso, contar com mentores e protetores para guiar e orientar seus passos, seja com aconselhamento, seja pelos ensinamentos é sempre oportuno. E claro, contanto que estejam em vibração harmônica com os ideais buscados. De nada adianta fazer uma "salada de ensinamentos" apenas por que são bonitos. Um parágrafo daqui e dali é como fazer um castelo com restos de todo tipo. No máximo, o resultado será algo exótico.
Meus votos foram para seguir com coragem e principalmente: compromisso.
Comprometimento com o que se faz é fundamental. Significa que você está disposto a fazer o que for necessário e correto para se manter no caminho escolhido.
.'.
Leia Também:
Artigos sobre Sociedades Secretas.
Artigos sobre Meditação
.'.
Sem comentários:
Enviar um comentário