The Green Office
Ilustração tentando mostrar como usuários gostariam de ter seu local de trabalho.
|
Comentário feito no fórum de Liderança de TI da Computerwolrd: Conhecimento técnico ou humano?
Abril/2009
Meu Comentário:
Nosso trabalho faz parte de quem somos.
Separar o lado humano, em minha opinião, representa mais do que tratamento frio das nossas atividades e relacionamentos.
É o nosso temperamento, personalidade, qualidades pessoais, que vão temperar o que fazemos.
Primeiro, pela nossa abordagem em relação as nossas tarefas.
Segundo, pela forma que encaramos nossa profissão, e nossos desafios profissionais.
Terceiro, ao ter um "porque viver", percebemos que cada parte do dia e da noite tem seu motivo. Pessoas que vivem só para trabalhar, perdem além da saúde, a diversidade do desfrutar dos resultados do que faz.
Quarto, porque um negócio que tem por missão apenas o dinheiro, terá tamanho, mas nunca será grande. Vide os imensos conglomerados financeiros que desapareceram. Alguns, como o Chase, sobreviveram porque Rockfeller percebeu a tempo que o dinheiro apenas, destruiria sua família toda, então passou a criar fundações, e com isto, ter outras percepções.
A pessoa que torna seu trabalho apenas técnico, por maior que seja sua capacitação, terá apenas conhecimento, mas sem a sensatez da sabedoria.
Saber desfrutar da paisagem entre uma atividade e outra, ou simplesmente olhar as árvores já pode representar muito para quem se acorda, que no equilíbrio entre raízes e galhos, existem paralelos para sistemas de administração, por exemplo, quando analisamos sua continuidade, capacidade em relação a contingências, distribuição de recursos, etc.
Toda atividade humana tem uma finalidade, como parte de um organismo social no qual está presente, e para quem contribui de alguma forma.
Human knowledge in the 14th century Imagem: chmeee |
Aspectos importantes, como criatividade, bom relacionamento, interesse, motivação e comprometimento são alicerçados por valores basicamente humanos.
A comemoração por uma vitória, um evento bem sucedido, uma tarefa completada com êxito, será comemorada e desfrutada pelo lado humano.
Já o lado técnico, ao final de cada empreitada, vai se preocupar em olhar alguma estatística e guardar as canetas para usar no dia seguinte.
Meditação, práticas de exercícios, fazer parte de algum tipo de grupo ou atividade que busque o aprimoramento pessoal, é diferencial para muitos profissionais.
A parte espiritual está diretamente ligada ao mental, emocional e material.
Ninguém medita se tem a conta de luz vencida.
E ninguém trabalha direito se sua alma está se debatendo.
Quem já sofreu algum problema emocional, sentimental, espiritual, sabe o quanto isto influi. Negar isto é desumano.
Claro que é necessário limite, e não fazer dos demais, nem seu trabalho um local para lamentações. Precisamos seguir a vida e enfrentar os desafios. Mas um pouco de tolerância com nós mesmos e com os demais, revela-se muito útil.
Principalmente, quando sabemos com quem poderemos contar no futuro.
Não se trata de cobrar retribuição, mas de ter oportunidade de saber que outro também tem sangue correndo pelas veias.
Muita empresa tem crescido e amadurecido, permitindo as pessoas que tenham mais flexibilidade, ou simplesmente, possam pensar sossegadas, tornando-se mais produtivas.
.'.
1 comentário:
Gilberto,
Concordo com você, achei o post bem legal.
A propósito, o que venho descobrindo há algum tempo é que sou um espírito que tem um corpo, e não o contrário.
Valeu o post!
Abraço!
Enviar um comentário