Longe de chegarem a um consenso, profissionais discutem as vantagens e desvantagens da CLT e dos modelos de contratação "alternativos".
Opinião da CW Connect
Por Rodrigo Caetano, do COMPUTERWORLD
29 de setembro de 2008 - 07h00
A denúncia feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Empregados do Estado de São Paulo (Sindpd) contra as empresas que contratam funcionários como PJ está provocando grandes discussões entre os participantes da CW Connect e os leitores do COMPUTERWORLD. De acordo com advogado trabalhista, a movimentação do Sindpd reprime empreendedores.
Longe de chegarem a um consenso, os profissionais analisaram de forma profunda as vantagens e desvantagens tanto do sistema CLT, quanto das alternativas, como PJ, CLT flex e cooperativas.
Para o programador Gilberto Strapazon, os riscos relacionados aos negócios devem ser assumidos pelas empresas. Transferir este risco para os funcionários é uma forma de fugir das responsabilidades sociais e de cidadania, segundo o participante da CW Connect.
"As contratações PJ, Flex, cooperativa, de uma forma geral, não permitem que se contemple a possibilidade de uma carreira. Criou-se a cultura do descartável, do use e jogue fora, não raro por valores aviltantes", escreveu o programador.
Strapazon defende que empresários e funcionários devem assumir suas responsabilidades, cumprindo seus papéis na sociedade com seriedade.
"Empresários devem assumir seu papel, de visionários, de capitanear empreendimentos, de elaborar e conduzir planos de ação para seus negócios. Quando deixam de fazer isto, também correm seriamente o risco de perderem o direito de serem chamados de empresários, para se tornarem meros oportunistas", afirma o profissional.
Leia a matéria toda em: http://computerworld.uol.com.br/carreira/2008/09/26/participantes-da-cw-connect-debatem-clt-e-pessoa-juridica/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário